Pesquisar este blog

sábado, 15 de março de 2008

EIXO INCLINADO DA TERRA CRIA AS ESTAÇÕES DO ANO

Os trabalhos de Copérnico e Kepler e posteriormente os de Newton foram as bases da moderna astronomia. Sabemos que o eixo inclinado da terra cria as estações do ano. E o que aconteceria com a terra se seu eixo de rotação não fosse inclinado?
Seria uma tragédia inominável para a indústria da moda e para todas as top models do mundo. Acabariam as estações do ano e não haveria mais coleção outono/inverno e primavera/verão. Além disso, o mesmo tipo de roupa poderia ser usado durante o ano inteiro.
Se o eixo de rotação fosse igual ao de translação, os dois hemisférios receberiam a mesma quantidade de sol durante todo o ano e as criações deixariam de existir. Os pólos também passariam a ter um regime normal de dia e noite. Segundo os geofísicos, não há nenhuma indicação de que isso possa acontecer. Mas esse eixo, apesar de manter uma certa inclinação em relação ao eixo de translação, muda de lugar, mais ou menos como um movimento giratório de um pião. Hoje, por exemplo, olhando - se a terra de frente, o eixo está inclinado para a direita. com isso, o hemisfério norte recebe mais calor entre abril e setembro, e o sul, entre outubro e março. Mas daqui a 13 mil anos, ele vai estar voltado para a esquerda e as estações se terão invertido.
( Adaptação de artigo da superinteressante - maio/97)