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sexta-feira, 11 de abril de 2008

OS ESTADOS FÍSICOS DA MATÉRIA



A matéria se apresenta em três estados físicos: sólido, líquido e gasoso.

No estado sólido, a matéria:
* Tem forma própria.
* Tem volume definido.
No estado líquido, a matéria:
* Não tem forma própria.
* Tem volume constante.
No estado gasoso, a matéria:
* Não tem forma própria.
* Não tem volume constante.

Mudanças de estado
A matéria pode mudar de um estado para o outro. Dois fatores influem na mudança: a temperatura e a pressão.

Fusão
Fusão é a passagem de uma substância do estado sólido para o líquido. O processo da fusão é muito importante para a indústria, pois a fabricação de chapas de aço, de panelas, de jóias e de todos os outros objetos de metal depende da fusão. O metal é derretido em fornos, muitas vezes de alta temperatura, e recolhido em fôrmas especiais.Os sólidos sofrem fusão sempre a uma temperatura determinada, a uma certa pressão. Enquanto dura o processo de fusão de uma substância, a temperatura se mantém constante. É o que chamamos de ponto de fusão.
Um exemplo muito comum de fusão é a do gelo. Quando retiramos da geladeira, sua temperatura aumenta, e assim que atinge 0ºC, ele começa a derreter.


Solidificação
É o contrário da fusão. Podemos definir a solidificaçao como a passagem de uma substância do estado líquido para o sólido.
Assim como a fusão, a solidificação é de grande importância na indústria de objetos metálicos. Depois de fundidos (derretidos), os metais precisam esfriar para tomarem a forma definitiva dos objetos que estão sendo fabricados.
Também no processo de solidificação a temperatura se mantém constante. É o que chamamos de ponto de solidificação. Esse ponto é o mesmo da fusão. Por exemplo, se um bloco de ferro fundido está a 1.800°C, ele começa a solidificar-se quando sua temperatura atinge 1.536ºC.

Vaporização
Vaporização é a passagem de uma substância do estado líquido para o de vapor. Existem três tipos de vaporização.
Calefação - É a forma mais rápida de vaporização.
O que acontece quando gotas e água caem em uma chapa superaquecida?
As gotas nem chegam a tocar a chapa; a temperatura é tão elevada que, ao se aproximarem da chapa, elas se movimentam com grande rapidez, produzindo um chiado característico e transformando-se em vapor.
Evaporação - Se você puser uma roupa molhada no varal, depois de algum tempo ela ficará seca
Como isso acontece?
A água vai se tranformando lentamente em vapor. É a evaporação, quer dizer, a passagem do estado líquido para o de vapor, que ocorre espontaneamente à temperatura ambiente.
Fatores que favorecem a evaporação:
* ventilação;
* maior superfície de contato com o ambiente;
* aumento da temperatura (nos dias mais quentes, a evaporação da água é mais intensa).
Ebulição - É outro tipo de vaporização, que ocorre quando fornecemos calor a um líquido.
Colocando-se uma chaleira com água sobre uma fonte de calor, após um certo tempo a água começará a ferver, isto é, entrará em ebulição.

Condensação
É a passagem de uma substância, que se encontra na forma de vapor, para o estado líquido.
Você já teve a oportunidade de observar que a tampa da panela onde fervemos água fica cheia de gotinhas de água? você sabe por que isso acontece?
Durante a ebulição, a água se transforma em vapor e, ao tocar a superfície fria da tampa da panela, volta novamente ao estado líquido. É o fenômeno da condensação.

Sublimação
É a passagem direta do estado sólido para o de vapor e vice-versa.
Você já deve ter observado que a naftalina colocada em gavetas ou em vasos sanitários gasta-se com um tempo. Por que isso acontece?
Existem substâncias sólidas, como a naftalina, a cânfora, o benjoim e o iodo que, quando recebem calor, se transformam em vapor, sem passar pelo estado líquido. Quando os vapores dessas substâncias se chocam com uma superfície fria, ocorre fenômeno inverso: voltam ao estado sólido, geralmente sob forma de cristais. Este fenômeno chama-se sublimação.
Fonte de pesquisa: Livro Física & Química - Carlos Barros - Editora Ática

quinta-feira, 10 de abril de 2008

O SOL DA MEIA NOITE

NO VERÃO 24 HORAS DE SOL, NO INVERNO AURORA BOREAL

No norte da lapônia, para além além do Circulo Polar Ártico, a inclinação do globo da terra causa uma variação na variação do dia. É só nos meses de março e setembro que o dia e a noite duram aproximadamente 12 horas. No verão não há pôr-do-sol durante 67 dias, fenômeno que da origem ao sol da meia noite. Nestas mesma região, durante o escuro inverno, o sol permanece abaixo da linha do horizonte durante 51 dias, o que dá origem ao fenômeno da noite polar, a que os finlandeses chamam, na língua deles, “kaamos”. Mesmo no sul do pais o sol brilha em dezembro só umas quatro horas por dia e o pôr-do-sol de junho não chega a escurecer a noite.
A noite polar é conhecida pelo fenômeno luminoso que se chama “aurora boreal” ou luzes do norte. A aurora se produz nas esferas mais altas da atmosfera e ilumina uma boa parte das noites de inverno laponeses por uma luz verde-turquesa, que pode atingir a força da lua cheia. A lapônia Finlandesa é há séculos um local popular para pesquisar o fenômeno e hoje os pesquisadores finlandeses estão na frente na pesquisa do mesmo.

Fonte de pesquisa:Revista Super Interessante

Postagem:Francinaldo Câmara

quarta-feira, 9 de abril de 2008

GALILEU TIRA A TERRA DO LUGAR


Foi no ano de 1564 que nasceu na Itália um dos homens que mais contribuíram para a revolução do pensamento científico: Galileu Galilei.

Galileu era baixo, atarracado, de cabelos ruivos e muito ativo. Em Pisa, onde era professor na universidade, desenvolveu trabalhos fundamentais para a ciência. Mas não foi pensando nisso que os venezianos o contrataram para ensinar matemática em Pádua. Comerciantes e muito prático, os venezianos estavam interessados nas invenções de Galileu, na utilização prática dos conhecimentos científicos.

Quando tinha 45 anos chegou-lhe à mão uma invenção holandesa, feita para o entretenimento das pessoas. Tratava-se de uma luneta. Galileu recriou o instrumento e antes de demonstrá-lo a senadores e cavalheiros da sociedade vaneziana já tinha aumentado de três para oito ou dez vezes seu poder de ampliação, transformando-a num verdadeiro telescópio.

Numa carta que escreveu a seu cunhado em 1609, Galileu conta que do alto do Campanário "os senhores venezianos puderam ver navios tão distantes que, se aproximassem a toda velocidade do porto, seriam precisas duas horas ou mais para serem vistos sem o auxílio da luneta".

Ocorreu então a Galileu uma idéia totalmente original na época: usar o telescópio como instrumento de pesquisa científica.

Galileu voltou então seu instrumento para o céu e começou a observar inúmeras estrelas que jamais tinham sido vistas antes, descobriu os quatro satélites de júpiter e se entusiasmou tanto com suas observações da lua que foi o primeiro homem a fazer um mapa sobre o satélite da terra.

Mas de tanto observar os astros e seus movimentos, Galileu verificou que o sistema de Ptolomeu estava errado e que a hipótese de Copérnico estava correta: o sol ocupava o centro do universo e os planetas - inclusive a terra - giravam ao seu redor.

Mas a igreja católica não aceitou as observações de Galileu como prova da verdade. Para as autoridades religiosas - bispos, cardeais e o papa - havia uma passagem da Bíblia segundo a qual a terra era o centro do universo e o sol, juntamente com todos os planetas, girava ao seu redor. E como as sagradas escrituras eram a palavra de Deus, elas não podiam estar erradas. Galileu é que estava.

Por isso, em 1633, com qase 70 anos, Galileu foi levado a Roma para ser interrogado pelo tribunal da inquisição. E para não ser condenado à morte na fogueira, teve de escrever um documento em que negava sua afirmações e descobertas.

Como castigo pelo que havia falado, Galileu ficou preso pelo resto da vida em sua casa perto de Florença. Além disso, não podia publicar suas pesquisas, não podia ensinar e muito menos discutir suas observações sobre o sistema solar.

Com medo do que lhes poderia acontecer, os cientistas católicos mergulharam num profundo silêncio. Daí para frente, a revolução científica se transfere para o norte da Europa, principalmente para os países de religião protestante.

Em 1642, quando morreu, Galileu estava cego e ainda era mantido prisioneiro em sua casa.


Fonte: Livro Física & Química - Carlos Barros - Editora Ática

terça-feira, 8 de abril de 2008

As Primeiras cientistas mulheres.


* A primeira dessas cientistas cujas vida esta bem documentada é Hipatia. Seu trabalho mais importante foi em Álgebra e Geometria, mas ela também se interessou por mecânica e tecnologia. Além disso projetou varios instrumentos cientificos, inclusive um astrolabio plano, usado para medir as posições das estrelas, dos planetas e do sol.




* Hildergard de Bingen, escreveu muitos livros de religão, bem como uma enciclopedia de História Natural chamada Liber Simplicis Medicinal, que descrevia animais, minerais, 230 plantas e 60 árvores. Ela elaborou vários mapas do universo. Em seu primeiro esboço do universo, Terra está no meio, cercada pelas estrelas e pelos planetas.




* Caroline Herschel, depois de aprender astronomia sozinha e matematica com a ajuda de seu irmão, ela se tornou sua assistente. Mais tarde, em 1787, foi nomeada assistente do Astronomo da corte, tendo sido a primeira mulher a ocupar esse cargo. Ela descobriu muitos cometas novos. Recebeu uma serie de prêmios por seu trabalho, incluindo a Medalha de Ouro da Real Sociedade Astronômica em 1828.




* Mary somerville deu importantes contribuições à educação cientifica. Tornou-se conhecida como " a rainha da ciência do século XIX." Seu primeiro trabalho cientifico, sobre o poder magnetizante dos raios solares mais refrangiveis, teve de ser submetida à Real sociedade por seu marido por que não era permitida a partipação de mulheres na organização. Em 1831 publicou Mecanismo do céu.




* Ada, condessa de Lovelace, trabalhou como planejadora das operaçõs aritmeticas de suas máquinas de calcular. Como essas maquinas são atualmente vistas como as percursoras dos computadores de certa forma Lovelace foi a primeira programadora de computador.




Fonte: CIÊNCIAS & EDUCAÇÃO AMBIENTAL - Daniel Cruz -Editora Ática

PRINCÍPIO DA CONSERVAÇÃO DE ENERGIA


A energia não pode ser criada nem destruída, somente transformada. O aparecimento de determinada forma de energia é sempre acompanhado do desaparecimento de outra forma de energia em quantidade igual.

A energia radiante dos raios solares transforma-se em energia térmica, que provoca o aquecimento e a evaporação da água.

A água evaporada transforma-se em nuvens, que provocam a chuva. A chuva enche represas acumulando reservas de água, que contêm energia potencial.

As comportas da represa são abertas, transformando a energia potencial da água em energia mecânica, que irá movimentar as turbinas de uma usina hidrelétrica.

As turbinas da usina transformam a energia mecânica da água em energia elétrica, que irá iluminar as cidades.

A energia elétrica será aproveitada por residências e indústrias, onde será transformada em energia mecânica, movimentando máquinas e aparelhos, e energia térmica, acendendo lâmpadas, aquecendo fornos, entre muitas outras utilidades.


Fonte: Sistema didático de ensino fundamental e médio - Editora Didática Paulista.

segunda-feira, 7 de abril de 2008

POR QUE O ARCO-ÍRIS TEM FORMA CIRCULAR?


O arco-íris visto no céu é resultado da luz solar desviada (refratada) pelas gotinhas de água do ar, quando estamos de costas para o sol. Os raios que formam o arco-íris sofrem um desvio de aproximadamente 42º. Esse ângulo é ligeiramente diferente para as várias cores que compõem a luz solar, resultando nas cores do arco-íris.

O arco-íris não é um objeto material, mas um conjunto de raios de luzes coloridas que formam um cone, cujo vértice é o olho do observador (pense em um guarda-chuva aberto: o cone é formado pelas varetas). A parte desse cone projetada no céu é um círculo, o que explica a forma circular do arco-íris.


(Adaptação de artigo de ciência hoje - maio/2000)

domingo, 6 de abril de 2008

FASES DE UM ECLIPSE SOLAR


O eclipse solar é um fenômeno que ocorre quando a Lua se posiciona entre o Sol e o planeta, fazendo com que esse perca a iluminação dada pelo Sol. Esse processo recebe o nome de eclipse solar. Ao contrário desse, ocorre a eclipse lunar quando o planeta se coloca em linha reta sobre o Sol e a Lua. Os eclipses podem ocorrer de forma total quando toda a luz solar é bloqueada, de forma parcial quando somente uma parte da luz solar é bloqueada e ainda anular quando uma pequena faixa de luz se faz visível ao redor do eclipse. Para que os eclipses ocorram, a Lua deve estar na fase cheia ou nova, fase em que o Sol se mantém na Linha dos Nodos, linha de intersecção entre o plano da órbita lunar e a órbita solar. Ao ocorrer um eclipse independente de ser solar ou lunar não se deve olhar para tal com os olhos despidos de proteção, pois podem ocorrer algumas lesões na retina e comprometer seriamente a visão, já que em face da escuridão do eclipse a pupila tende a ficar dilatada tornando-se vulnerável à luz. Diferente do que pensamos, os óculos escuros não oferecem proteção para os olhos quando esses são submetidos ao sol diretamente não podendo ser usados para a verificação do eclipse. As faixas que permitem a visibilidade do eclipse são denominadas penumbra, localizada nas laterais da região por onde ocorre o eclipse e umbra localizada de frente ao eclipse. Somente as pessoas que se localizam na área da umbra é que conseguem visualizar o eclipse solar de maneira total em sua plenitude. É calculado que ocorra em média dois eclipses por ano.


Por Gabriela Cabral Equipe Brasil Escola

CURIOSIDADES

O que aconteceria se de repente a Terra parasse de girar ao redor do seu eixo?
Ao parar a Terra inesperadamente, as casas, as pessoas, as árvores, os animais e tudo que não esteja ligado à Terra de forma inflexível, como a massa esfera terrestre, tudo sairá voando pela tangente com a velocidade de um projétil. A seguir tudo cairá novamente sobre a superfície na forma de milhares de pedaços. A origem dessa tragédia, que esperamos nunca acontecer, tem uma explicação simples, está na inércia dos corpos. O ar, as casas, as pessoas, etc, e tudo aquilo que está sobre a superfície terrestre, giram junto com a Terra. Ao pararmos o planeta, esses corpos, por inércia, tendem a manter a sua trajetória com a mesma velocidade. Diante destas condições, criaria-se a desolação completa : uma forte ventania e desmoronamentos que varreriam a superfície do planeta.

www.saladefisica.cjb.net

NEWTON: UM GÊNIO SOLITÁRIO


Quando perguntaram certa vez a Isaac Newton como fizera as suas grandes descobertas, ele respondeu: "pensando sempre nelas". Também se conta que teria dito:"matenho o tema constantemente diante de mim e espero que os clarões da alvorada, pouco a pouco, se transformem em plena luz".
Esta capacidade de concentração é uma qualidade particular do gênio de Newton e se ajusta muito bem a seu caráter e à sua personalidade. Fooi um homem solitário, sem amigos próximos ou íntimos, sem confidentes. Nunca se casou, passou a juventude sem pai - que morreu antes do nascimento do jovem Isaac, no Natal de 1642 - e sem mãe - que se casou dois anos depois e deixou o filho para ser criado pela avó idosa.
Este homem solitário desenvolveu o poder de manter em sua mente um determinado problema durante horas, dias e semanas, até encontrar a sua solução. Aí então ficava satisfeito em guardar a descoberta para si mesmo, sem cominicá - la a ninguém. Já se disse, por isso, que toda descoberta de Newton teve duas fases: ele fazia a descoberta e depois os outros tinham que descobrir o que ele havia descoberto.
As sementes das grandes realizações de Newton datam de um período de cerca de 18 meses, depois de sua formatura, quando a universidade em que estudava fechou devido à peste negra, e ele voltou à fazenda da família, onde havia nascido.
Foi lá, nessa época, que ele descobriu a lei da gravitação universal, os fenômenos ópticos relacionados com a luz e a cor, a dispersão e composição da luz branca. Aí também projetou e construiu um novo tipo de telescópio, que, nos três séculos seguintes, foi o mais poderoso instrumento dos astrônomos.
O restante de sua vida científica foi dedicado ao desenvolvimento e à elaboração das descobertas que havia feito. Entretanto, depois dos primeiros anos de sua vida adulta, Newton passou a dedicar a maior parte do seu tempo a questões religiosas, místicas, estudando intensamente a alquimia e fazendo experiências com objetivos até hoje desconhecidos.
Pouco antes de sua morte, em 1727, comentou: "Não sei como o mundo me julgará. para mim mesmo, me vejo como um garoto brincando na praia, divertindo - se aqui e ali por achar uma pedra mais polida ou uma concha mais bonita que as outras, enquanto que grande oceano da verdade permanece desconhecido em minha frente".

(Adaptado de um artigo de I. Bernard Cohen, publicado no livro Física 1 - Tipler. Guanabara, Rio de Janeiro.)