Pesquisar este blog

quarta-feira, 23 de abril de 2008

segunda-feira, 21 de abril de 2008

HISTÓRIA DA GRAVITAÇÃO


Os movimentos dos astros sempre foi um fenômeno que despertou a curiosidade da humanidade. Acredita-se que a astronomia, ciência que descreve o movimento dos astros, tenha uns 7.000 anos.
Foi no século II d.C. que Claúdio Ptolomeu defendeu a teoria do sistema planetário geocêntrico, isto é, o planeta Terra sendo o centro do universo.
Observando o movimento de um planeta durante um longo período, verificando que ele tem uma trajetória irregular, com a formação de laçadas, e que a velocidade dos planetas é variável.
O modelo de Ptolomeu, além de ser geocêntrico, tentava explicar as laçadas e a velocidade variável.
Por volta de 1500, Nicolau Copérnico (1473-1543), um monge polônes, retomou o estudo de sistemas que admitiam não ser a terra o centro do universo mas, sim, que a terra possuía mobilidade.
O trabalho de copérnico, uma obra chamada de De Revolutionibus Orbitum Coelestium, publicada em 1543, propunha o sistema heliocêntrico (o sol no centro do sistema solar).
O sistema heliocêntrico resolvia o problemas das laçadas, além de revolucionar a astronomia e mudar a visão de um mundo do ser humano.
Mas o modelo de Copérnico não incluía as estrelas. Para ele, as estrelas eram pontos luminosos que constituíam uma grande esfera móvel que rodeava o sistema.
Outra falha do modelo de Copérnico era propor que a trajetórias dos planetas ao redor do sol fossem círculos.
O conceituado astrônomo dinamarquês Tycho Brahe (1546-1601) notabilizou-se pelas as suas observações, fornecendo dados que foram utilizados por seu assistente Johannes Kepler (1571-1630).
Kepler conseguiu, após muitos cálculos, deduzir empiricamente três leis que explicam corretamente o movimento dos planetas em torno do sol.

As leis de Kepler
A 1ª lei de Kepler foi apresentada em 1609, e se refere às orbitas dos planetas.
A 2ª lei de Kepler, também apresentada em 1609, refere-se às áreas varridas pelo raio vetor.
A 3ª lei de Kepler foi apresentada em 1618 e denominada lei dos períodos.
Fonte: Projeto didático de pesquisa - DCL - Difusão cultural do livro.