Pesquisar este blog

terça-feira, 8 de abril de 2008

As Primeiras cientistas mulheres.


* A primeira dessas cientistas cujas vida esta bem documentada é Hipatia. Seu trabalho mais importante foi em Álgebra e Geometria, mas ela também se interessou por mecânica e tecnologia. Além disso projetou varios instrumentos cientificos, inclusive um astrolabio plano, usado para medir as posições das estrelas, dos planetas e do sol.




* Hildergard de Bingen, escreveu muitos livros de religão, bem como uma enciclopedia de História Natural chamada Liber Simplicis Medicinal, que descrevia animais, minerais, 230 plantas e 60 árvores. Ela elaborou vários mapas do universo. Em seu primeiro esboço do universo, Terra está no meio, cercada pelas estrelas e pelos planetas.




* Caroline Herschel, depois de aprender astronomia sozinha e matematica com a ajuda de seu irmão, ela se tornou sua assistente. Mais tarde, em 1787, foi nomeada assistente do Astronomo da corte, tendo sido a primeira mulher a ocupar esse cargo. Ela descobriu muitos cometas novos. Recebeu uma serie de prêmios por seu trabalho, incluindo a Medalha de Ouro da Real Sociedade Astronômica em 1828.




* Mary somerville deu importantes contribuições à educação cientifica. Tornou-se conhecida como " a rainha da ciência do século XIX." Seu primeiro trabalho cientifico, sobre o poder magnetizante dos raios solares mais refrangiveis, teve de ser submetida à Real sociedade por seu marido por que não era permitida a partipação de mulheres na organização. Em 1831 publicou Mecanismo do céu.




* Ada, condessa de Lovelace, trabalhou como planejadora das operaçõs aritmeticas de suas máquinas de calcular. Como essas maquinas são atualmente vistas como as percursoras dos computadores de certa forma Lovelace foi a primeira programadora de computador.




Fonte: CIÊNCIAS & EDUCAÇÃO AMBIENTAL - Daniel Cruz -Editora Ática

Um comentário:

Anônimo disse...

Parabéns lygia por está postagem.