Pesquisar este blog

sexta-feira, 11 de abril de 2008

OS ESTADOS FÍSICOS DA MATÉRIA



A matéria se apresenta em três estados físicos: sólido, líquido e gasoso.

No estado sólido, a matéria:
* Tem forma própria.
* Tem volume definido.
No estado líquido, a matéria:
* Não tem forma própria.
* Tem volume constante.
No estado gasoso, a matéria:
* Não tem forma própria.
* Não tem volume constante.

Mudanças de estado
A matéria pode mudar de um estado para o outro. Dois fatores influem na mudança: a temperatura e a pressão.

Fusão
Fusão é a passagem de uma substância do estado sólido para o líquido. O processo da fusão é muito importante para a indústria, pois a fabricação de chapas de aço, de panelas, de jóias e de todos os outros objetos de metal depende da fusão. O metal é derretido em fornos, muitas vezes de alta temperatura, e recolhido em fôrmas especiais.Os sólidos sofrem fusão sempre a uma temperatura determinada, a uma certa pressão. Enquanto dura o processo de fusão de uma substância, a temperatura se mantém constante. É o que chamamos de ponto de fusão.
Um exemplo muito comum de fusão é a do gelo. Quando retiramos da geladeira, sua temperatura aumenta, e assim que atinge 0ºC, ele começa a derreter.


Solidificação
É o contrário da fusão. Podemos definir a solidificaçao como a passagem de uma substância do estado líquido para o sólido.
Assim como a fusão, a solidificação é de grande importância na indústria de objetos metálicos. Depois de fundidos (derretidos), os metais precisam esfriar para tomarem a forma definitiva dos objetos que estão sendo fabricados.
Também no processo de solidificação a temperatura se mantém constante. É o que chamamos de ponto de solidificação. Esse ponto é o mesmo da fusão. Por exemplo, se um bloco de ferro fundido está a 1.800°C, ele começa a solidificar-se quando sua temperatura atinge 1.536ºC.

Vaporização
Vaporização é a passagem de uma substância do estado líquido para o de vapor. Existem três tipos de vaporização.
Calefação - É a forma mais rápida de vaporização.
O que acontece quando gotas e água caem em uma chapa superaquecida?
As gotas nem chegam a tocar a chapa; a temperatura é tão elevada que, ao se aproximarem da chapa, elas se movimentam com grande rapidez, produzindo um chiado característico e transformando-se em vapor.
Evaporação - Se você puser uma roupa molhada no varal, depois de algum tempo ela ficará seca
Como isso acontece?
A água vai se tranformando lentamente em vapor. É a evaporação, quer dizer, a passagem do estado líquido para o de vapor, que ocorre espontaneamente à temperatura ambiente.
Fatores que favorecem a evaporação:
* ventilação;
* maior superfície de contato com o ambiente;
* aumento da temperatura (nos dias mais quentes, a evaporação da água é mais intensa).
Ebulição - É outro tipo de vaporização, que ocorre quando fornecemos calor a um líquido.
Colocando-se uma chaleira com água sobre uma fonte de calor, após um certo tempo a água começará a ferver, isto é, entrará em ebulição.

Condensação
É a passagem de uma substância, que se encontra na forma de vapor, para o estado líquido.
Você já teve a oportunidade de observar que a tampa da panela onde fervemos água fica cheia de gotinhas de água? você sabe por que isso acontece?
Durante a ebulição, a água se transforma em vapor e, ao tocar a superfície fria da tampa da panela, volta novamente ao estado líquido. É o fenômeno da condensação.

Sublimação
É a passagem direta do estado sólido para o de vapor e vice-versa.
Você já deve ter observado que a naftalina colocada em gavetas ou em vasos sanitários gasta-se com um tempo. Por que isso acontece?
Existem substâncias sólidas, como a naftalina, a cânfora, o benjoim e o iodo que, quando recebem calor, se transformam em vapor, sem passar pelo estado líquido. Quando os vapores dessas substâncias se chocam com uma superfície fria, ocorre fenômeno inverso: voltam ao estado sólido, geralmente sob forma de cristais. Este fenômeno chama-se sublimação.
Fonte de pesquisa: Livro Física & Química - Carlos Barros - Editora Ática

Um comentário:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.