Pesquisar este blog

quarta-feira, 9 de abril de 2008

GALILEU TIRA A TERRA DO LUGAR


Foi no ano de 1564 que nasceu na Itália um dos homens que mais contribuíram para a revolução do pensamento científico: Galileu Galilei.

Galileu era baixo, atarracado, de cabelos ruivos e muito ativo. Em Pisa, onde era professor na universidade, desenvolveu trabalhos fundamentais para a ciência. Mas não foi pensando nisso que os venezianos o contrataram para ensinar matemática em Pádua. Comerciantes e muito prático, os venezianos estavam interessados nas invenções de Galileu, na utilização prática dos conhecimentos científicos.

Quando tinha 45 anos chegou-lhe à mão uma invenção holandesa, feita para o entretenimento das pessoas. Tratava-se de uma luneta. Galileu recriou o instrumento e antes de demonstrá-lo a senadores e cavalheiros da sociedade vaneziana já tinha aumentado de três para oito ou dez vezes seu poder de ampliação, transformando-a num verdadeiro telescópio.

Numa carta que escreveu a seu cunhado em 1609, Galileu conta que do alto do Campanário "os senhores venezianos puderam ver navios tão distantes que, se aproximassem a toda velocidade do porto, seriam precisas duas horas ou mais para serem vistos sem o auxílio da luneta".

Ocorreu então a Galileu uma idéia totalmente original na época: usar o telescópio como instrumento de pesquisa científica.

Galileu voltou então seu instrumento para o céu e começou a observar inúmeras estrelas que jamais tinham sido vistas antes, descobriu os quatro satélites de júpiter e se entusiasmou tanto com suas observações da lua que foi o primeiro homem a fazer um mapa sobre o satélite da terra.

Mas de tanto observar os astros e seus movimentos, Galileu verificou que o sistema de Ptolomeu estava errado e que a hipótese de Copérnico estava correta: o sol ocupava o centro do universo e os planetas - inclusive a terra - giravam ao seu redor.

Mas a igreja católica não aceitou as observações de Galileu como prova da verdade. Para as autoridades religiosas - bispos, cardeais e o papa - havia uma passagem da Bíblia segundo a qual a terra era o centro do universo e o sol, juntamente com todos os planetas, girava ao seu redor. E como as sagradas escrituras eram a palavra de Deus, elas não podiam estar erradas. Galileu é que estava.

Por isso, em 1633, com qase 70 anos, Galileu foi levado a Roma para ser interrogado pelo tribunal da inquisição. E para não ser condenado à morte na fogueira, teve de escrever um documento em que negava sua afirmações e descobertas.

Como castigo pelo que havia falado, Galileu ficou preso pelo resto da vida em sua casa perto de Florença. Além disso, não podia publicar suas pesquisas, não podia ensinar e muito menos discutir suas observações sobre o sistema solar.

Com medo do que lhes poderia acontecer, os cientistas católicos mergulharam num profundo silêncio. Daí para frente, a revolução científica se transfere para o norte da Europa, principalmente para os países de religião protestante.

Em 1642, quando morreu, Galileu estava cego e ainda era mantido prisioneiro em sua casa.


Fonte: Livro Física & Química - Carlos Barros - Editora Ática

Nenhum comentário: